Curiosidades de Itabira
Conheça Itabira!
Possuidora de um belo acervo arquitetônico que forma o centro histórico, Itabira conta com sobrados e casarões construídos no final do século XVIII e início do século XIX. Essas construções com características da arquitetura colonial mineira foram erguidas em estrutura autônoma de madeira com vedação em alvenaria de adobe e pau-a-pique sobre embasamento de pedras.
Compõem o centro histórico as ruas Água Santa, Doutor Alexandre Drumond, Tiradentes, Monsenhor Júlio Engrácia, Major Paulo, Santana e Guarda-Mor Custódio, além da Praça do Centenário. Dentre essas, a rua Tiradentes e a Praça do Centenário são as de maior destaque, pois concentram o maior número de casarões tombados pelo COMPHAI - Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Itabira.
(Texto extraído - www.vivaitabira.com.br)
Vias de acessos:
Rodoviário »» BR 381/262, MG 120/129;
Ferroviário »» Estrada de Ferro Vitória-Minas;
Distância das principais capitais:
102 km de Belo Horizonte
545 km do Rio de Janeiro
697 km de São Paulo
510 km de Vitória
845 km de Brasília
Empresas de Turismo:
Walhalatur – Viagens e Turismo S-A
Maringa – Passagens e Turismo Ltda
Kontiq – Franstur – Viagens e Turismo Ltda
Wagons Lits – Turismo do Brasil Ltda
Dados Físicos e Geográficos:
Habitantes: 109.783 Fonte(IBGE)
Área Total: 1.254,49 Km²
Área Urbana: 61,01 Km²
Área Rural: 1.193,48 Km ²
Altitude máxima: 1662 m
Altitude mínima: 719 m
Clima: Tropical de altitude
Temperatura média anual: 20ºC
Indice de precipitação: 1.407 mm/ano
Maior incidência: Outubro a Janeiro
Índice de insolação: 11.781,1 mm/ano
Maior incidência: Fevereiro e Março
Visão parcial - Rua Tiradentes O centro histórico de Itabira possui um belo acervo arquitetônico, conta com sobrados e casarões construídos no final do século XVIII e início do século XIX.
Praça do Centenário, 137, Penha. Itabira. Este solar de grande importância histórica, construído no século XIX, pertenceu à família de Carlos Drummond de Andrade, que nele passou os primeiros anos de vida. É uma das maiores representações históricas e culturais de Itabira, sendo um marco da arquitetura do município e da arte Drummondina.
Rua D Prudêncio, 128 - Centro. Itabira. A atual edificação teve sua construção iniciada em 1823 e concluída em 1848. Em 1925 passou por várias reformas. Sua arquitetura lembra o padrão formal das capelas coloniais mineiras. Possui estrutura autônoma e vedação em tijolos de adobe e/ou pau-a-pique sobre embasamento de pedra. Abriga o Museu de Arte Sacra que possui, além de obras do Santeiro Itabirano Alfredo Duval.